UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

UEFA saúda publicação do Inquérito Independente sobre os acontecimentos na Final da Champions League 2022, em Paris

UEFA compromete-se a implementar recomendações-chave para melhorar a segurança dos adeptos em futuros eventos.

UEFA via Getty Images

A UEFA publicou hoje o Relatório produzido pelo Painel do Inquérito Independente, liderado pelo Dr. Brandão Rodrigues, que investigou os eventos que tiveram lugar na Final da UEFA Champions League, disputada em Paris e 28 de Maio de 2022.

O Relatório do Inquérito Independente e apêndice – que foi compilado com base em entrevistas e depoimentos de inúmeras testemunhas e principais partes interessadas, incluindo adeptos das equipas participantes – analisou os planos operacionais e a sequência de eventos a 28 de Maio. O referido Relatório destaca uma série de lições importantes sobre como a organização da Final poderia ter sido melhorada. O Relatório também faz um conjunto de recomendações valiosas para garantir uma melhor experiência e segurança dos adeptos em eventos futuros.

A UEFA está neste momento a analisar as conclusões do Relatório e a avaliá-las face à sua própria análise da organização do evento e dos factos ocorridos à sua volta. Ao mesmo tempo, a UEFA está a rever as recomendações do Painel de modo a introduzir alterações e disposições adequadas para garantir o mais alto nível de segurança para os adeptos em futuras finais.

A UEFA anunciará separadamente um esquema especial de reembolso para os adeptos.

Em resposta ao Relatório, o Secretário Geral da UEFA, Theodore Theodoridis, disse:

"Estamos gratos ao Dr. Brandão Rodrigues e ao Painel por este trabalho.”

"Em nome da UEFA, gostaria de pedir mais uma vez sinceras desculpas a todos aqueles que foram afectados pelos eventos que se desenrolaram no que deveria ter sido uma celebração no auge da temporada de clubes. Em particular, gostaria de pedir desculpas aos adeptos do Liverpool FC pelas experiências que muitos deles viveram ao assistir ao jogo e pelas mensagens divulgadas antes e durante o jogo que tiveram o efeito de culpá-los injustamente pela situação que levou ao atraso do pontapé de saída."

"A UEFA está empenhada em aprender com os acontecimentos de 28 de Maio e irá cooperar estreitamente com os grupos de adeptos, os clubes finalistas, as federações anfitriãs e as autoridades locais, a fim de proporcionar finais extraordinárias, onde todos possam desfrutar do jogo de forma segura, protegida e num ambiente acolhedor."

Notas para os editores :

1. O Inquérito Independente foi anunciado pela UEFA a 30 de Maio de 2022 e os seus Termos de Referência foram publicados a 3 de Junho de 2022.

2. O Painel foi composto por: Dr. Tiago Brandão Rodrigues, Ronan Evain, Amanda Jacks, Frank Paauw, Daniel Ribeiro, Kenny Scott, Luis Silva, Prof. Clifford Stott e Pete Weatherby KC.

Como parte responsável pelo comissionamento do Inquérito Independente, a UEFA cobrirá as taxas e custos administrativos do Painel. Até à data, €413.600 foram pagos de um orçamento total previsto de €617.490.