UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Iniesta eleito Melhor Jogador do Torneio

Andrés Iniesta, da Espanha, foi eleito Melhor Jogador do Torneio, com o director-técnico da UEFA, Andy Roxburgh, a dizer que o médio "simbolizou o torneio".

Iniesta eleito Melhor Jogador do Torneio
Iniesta eleito Melhor Jogador do Torneio ©uefa.com 1998-2012. All rights reserved.

O médio da Espanha, Andrés Iniesta, foi eleito Melhor Jogador do Torneio no UEFA EURO 2012 pelo Grupo Técnico da UEFA.

O jogador do FC Barcelona revelou-se, mais uma vez, um dos destaques na final de domingo frente à Itália, ganha por 4-0, enquanto Andrea Pirlo foi considerado igualmente uma das estrelas na fase final que decorreu na Polónia e na Ucrânia. O registo de Iniesta em seis jogos na fase final foi de uma assistência e nenhum golo, mas isso diz pouco sobre o contributo global do médio de 28 anos para a equipa de Vicente del Bosque.

"Pirlo foi magnífico e, obviamente, as circunstâncias não o ajudaram na final", disse o director-técnico da UEFA, Andy Roxburgh. "Xabi Alonso, Xavi Hernández e Iniesta foram todos soberbos. No caso de Xavi, ele tinha ganho o prémio na edição anterior e podia facilmente ter repetido o feito, mas sentimos que Iniesta merecia. Em muitas formas, simbolizou o torneio – o corredor criativo e incisivo, com e sem bola. Sentimos que resumiu muito do que vimos."

Juntamente com Roxburgh, o Grupo Técnico da UEFA incluiu Fabio Capello (Itália), Jerzy Engel (Polónia), Dušan Fitzel (República Checa), Gérard Houllier (França), Lars Lagerbäck (Suécia), György Mezey (Hungria) e Holger Osieck (seleccionador da Austrália). Jean-Paul Brigger e Walter Gagg representaram o contributo da FIFA, com Mordechai Shpigler a servir de oficial de ligação ao Comité de Desenvolvimento e Assistência Técnica da UEFA.

Pelo menos dois deles estiveram presentes em todos os 31 jogos do UEFA EURO 2012. O relatório técnico, composto por 72 páginas, publicado em inglês, francês e alemão, vai ser oficialmente apresentado na 9ª Conferência de Seleccionadores Nacionais da UEFA, em Varsóvia, no final de Setembro.