Nations League & Women's EURO Live football scores & stats
Get
UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Lista de honra da UEFA Nations League

Houve quatro fases finais da competição; olhamos para a forma como se desenrolaram.

Portugal festeja a conquista do troféu em 2025
Portugal festeja a conquista do troféu em 2025 AFP via Getty Images

Portugal venceu a UEFA Nations League pela segunda vez em 2025, sendo a Espanha e a França os outros dois nomes gravados no troféu. Passamos em revista as quatro edições da competição até à data.

Vencedores da Nations League

2025: Portugal 2-2ap Spain, Portugal venceu 5-3 nos penáltis (Munique)
2023: Espanha 0-0ap Croácia, Espanha venceu 5-4 nos penáltis (Roterdão)
2021: França 2-1 Espanha (Milão)
2019: Portugal 1-0 Países Baixos (Porto)

2024/25

Portugal e Espanha não registaram qualquer derrota nos respectivos grupos, com os portugueses a somarem quatro vitórias e dois empates, enquanto a Roja fez ainda melhor, com cinco triunfos e apenas dois pontos perdidos num empate a zero com a Sérvia na Jornada 1.

Os quartos-de-final revelaram-se mais difíceis para ambas as equipas. Portugal teve de operar uma reviravolta contra a Dinamarca após ter perdido a primeira mão por 1-0 e recuperou na segunda com uma vitória por 5-2 no total, ao passo que a Espanha teve de recorrer aos penáltis para bater os Países Baixos numa emocionante partida que terminou com um resultado total de 5-5.

Nas meias-finais, Cristiano Ronaldo marcou o golo da vitória de Portugal por 2-1 sobre a anfitriã Alemanha, em Munique, enquanto Lamine Yamal fez dois tentos pela Espanha, que chegou a ter uma vantagem de 5-1 sobre a França, em Estugarda, mas acabou por sobreviver à pressão final dos Bleus e vencer por 5-4.

Na final, em Munique, a Espanha esteve por duas vezes em vantagem, graças a golos de Martín Zubimendi e Mikel Oyarzabal, mas Nuno Mendes e Ronaldo responderam e ajudaram a forçar o prolongamento. No desempate por grandes penalidades, e depois de Diogo Costa ter defendido a tentativa de Álvaro Morata, Rúben Neves rematou rasteiro para o fundo da baliza, deixando os lusitanos em delírio pela nova conquista após o título em 2019.

Jogo do terceiro lugar: Alemanha 0-2 França (Estugarda)

Jogador da fase final: Nuno Mendes (Portugal)

2022/23

Os finalistas, Croácia e Espanha, não tiveram um caminho fácil até chegar ao jogo decisivo. A Croácia de Zlatko Dalić começou o Grupo 1 com apenas um ponto nos dois primeiros jogos, antes de uma série de quatro vitórias consecutivas. Quanto à La Roja, uma derrota em casa ante a Suíça deixou-a a precisar de vencer Portugal para seguir em frente – o que fez graças a um golo tardio de Álvaro Morata em Braga.

Outro golo ao cair do pano permitiu a Espanha ultrapassar a Itália em Enschede, nas meias-finais. Já a Croácia precisou de prolongamento frente à selecção da casa, os Países Baixos, acabando por vencer por 4–2.

Na final também houve prolongamento e o nulo persistiu mesmo até ao fim de 120 minutos em Roterdão. A decisão acabou por seguir para o desempate por penáltis e aí brilhou o guarda-redes espanhol, Unai Simón, travando os disparos de Lovro Majer e Bruno Petković antes de Dani Carvajal selar o primeiro título internacional de seu país em 11 anos.

Jogo do terceiro lugar: Países Baixos 2-3 Itália (Enschede)

Jogador do torneio: Rodri (Espanha)

2020/21

A Espanha goleou a Alemanha por 6-0 no último jogo na fase de grupos, ultrapassando o adversário no topo de um grupo que também incluía Suíça e Ucrânia. De seguida, nas meias-finais, derrotou a campeã europeia Itália por 2-1, graças a um bis de Ferran Torres. A França, por sua vez, perdeu apenas dois pontos na Liga A, onde afastou o campeão Portugal e ainda Croácia e Suécia. Depois, os "bleus" anularam uma desvantagem de dois golos para superar a Bélgica por 3-2, noutro embate vibrante nas meias-finais.

Os pupilos de Didier Deschamps repetiram o feito na final. A perder devido ao golo de Mikel Oyarzabal aos 64 minutos, Karim Benzema facturou logo de seguida, cabendo a Kylian Mbappé sentenciar a partida a dez minutos do fim.

Jogo do terceiro lugar: Itália 2-1 Bélgica (Turim)

Jogador do Torneio: Sergio Busquets (espanha)

2018/19

Veja o "hat-trick" de Ronaldo frente à suíça nas meias-finais

Na primeira edição da competição, os quatro grupos da Liga A consistiam em apenas três equipas , mas Portugal foi a única a sair invicta de qualquer secção, após derrotar Itália e Polónia. Na fase final, o "hat-trick" de Cristiano Ronaldo garantiu a vitória sobre a Suíça, por 3-1, nas meias-finais. No outro jogo, os Países Baixos bateram a Inglaterra pelo mesmo resultado, após prolongamento, mantendo uma tendência que vinha da fase de grupos, quando um tento de Virgil van Dijk nos descontos do jogo com a Alemanha lhe permitiram levar a melhor sobre a França no confronto directo.

Resumo da final de 2019: Portugal 1-0 Países Baixos

Depois do UEFA EURO 2016, Portugal juntou ao seu palmarés o troféu da UEFA Nations League, e logo diante dos seus adeptos, no Estádio do Dragão, no Porto. Gonçalo Guedes foi o homem do jogo, com o seu primeiro golo pela selecção principal, após boa jogada e passe de Bernardo Silva.

Jogo do terceiro lugar: Suíça 0-0 Inglaterra, a Inglaterra vence por 6-5 nos penáltis (Guimarães)

Jogador do Torneio: Bernardo Silva, Portugal