Espanha prepara-se para era pós-Xavi
Tuesday, August 5, 2014
Article summary
''Perdemos um jogador único", disse Vicente del Bosque ao saber que não vai contar com Xavi Hernández na campanha de qualificação da Espanha para o UEFA EURO 2016.
Article top media content
Article body
Xavi Hernández decidiu renunciar à selecção depois de 133 internacionalizações e 100 vitórias ao serviço de Espanha.
O médio do FC Barcelona, um dos melhores futebolistas da sua geração, é apontado como o maestro responsável pela conquista histórica de três títulos consecutivos pelo seu país. "Vou deixar a selecção nacional, considero que o meu tempo chegou ao fim", explicou o médio de 34 anos, eleito o melhor jogador do UEFA EURO 2008.
"Foi um período maravilhoso, sensacional para mim. É uma honra ter conseguido tantos triunfos. Saio feliz e orgulhoso, feliz também por Vicente del Bosque continuar como seleccionador. O meu tempo chegou ao fim. Desejo a todos o melhor, agora passo a ser apenas mais um adepto."
Com a saída de Xavi e o futuro de Xabi Alonso na selecção indefinido, as expectativas passam a estar centradas em Koke. O jovem de 22 anos, do Club Atlético de Madrid, evoluiu muito na última época e ajudou a equipa a atingir a final da UEFA Champions League, apontando o golo que eliminou o Barça, de Xavi, nos quartos-de-final.
Os experientes Andrés Iniesta, Sergio Busquets e Cesc Fàbregas continuam na equipa e, com jovens promissores como Thiago Alcántara, do FC Bayern München, e Ander Iturraspe, do Athletic Club, o futuro da selecção espanhola parece brilhante mesmo sem Xavi.
Depois da eliminação precoce no Campeonato do Mundo do Brasil, o tradicional estilo de jogo espanhol foi muito questionado, com muitos a afirmarem que o “tiki-taka” e a posse de bola estavam ultrapassados. No entanto, a continuidade de Del Bosque como seleccionador na campanha de qualificação para o UEFA EURO 2016 parece indicar que a filosófica não se vai alterar.
Na conferência de imprensa, Xavi explicou que Del Bosque o convenceu a continuar na selecção depois de ter ponderado a despedida da “roja” após o UEFA EURO 2012, mas desta vez não teve argumentos para o voltar a persuadir.
''Perdemos um jogador único”, explicou Del Bosque. “Foi fundamental no estilo de jogo que nos trouxe tantos sucessos. Vamos sentir a falta dele, dentro e fora do campo'.'
Espanha vai defrontar a Antiga República Jugoslava da Macedónia a 8 de Setembro, no primeiro jogo do Grupo C de qualificação para o UEFA EURO 2016, e também terá de medir com Bielorrússia, Luxemburgo, Eslováquia e Ucrânia para alcançar a fase final em França.