UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Datas e formato da UEFA Futsal Champions League 2023/24

Todas as datas para a nova temporada, com a fase final agendada para Maio.

SPORTSFILE

A UEFA Futsal Champions League 2023/24 consiste numa fase preliminar, numa fase principal e numa ronda de elite, todas elas disputadas em mini-torneios num único local, isto antes de uma fase final a eliminar com quatro equipas, num local ainda por anunciar.

As quatro federações elegíveis melhor classificadas no ranking de coeficientes das selecções nacionais de futsal da UEFA no final de Abril de 2022 inscrevem dois representantes (Portugal, Espanha - incluindo o campeão Mallorca Palma Futsal - Cazaquistão e Croácia), com as restantes nações a contarem com um clube.

O detentor do troféu e as equipas classificadas de 1º ao 11º e do 16º ao 19º no ranking de coeficientes da UEFA Futsal Champions League entram na competição directamente no Caminho A da fase principal. Todas as outras equipas entram na competição na fase preliminar ou directamente no Caminho B da fase principal.

Grupos das fases preliminar e principal

Final de 2023: Palma 1-1 Sporting (5-3p)

Calendário

Sorteio das fases preliminar e principal: 5 de Julho
Fase preliminar: 22–27 de Agosto
Fase principal: 24–29 de Outubro
Sorteio da ronda de elite: 2 de Novembro
Rona de elite: 28 de Novembro–3 de Dezembro
Sorteio da fase final: por confirmar
Fase final: 2 ou 3 e 4 ou 5 de Maio

Todas as datas sujeitas a alterações

Formato

Fase preliminar (22–27 de Agosto)
• As equipas com o ranking mais baixo entram nesta fase.
• As equipas são divididas em oito grupos de quatro (ordenadas com base no coeficiente e equipas escolhidas previamente como anfitriãs, sorteadas separadamente). Os vencedores dos grupos e os melhores segundos classificados avançam para a fase principal.

Fase principal (24–29 de Outubro)
Caminho A

• O campeão em título Mallorca Palma Futsal, os seguines 11 clubes com o melhor ranking e as equipas classificada de 16º a 19º participarão neste caminho.
• Tal como no sorteio anterior, as equipas foram alocadas a uma das quatro posições e quatro clubes designados como anfitriões, sorteados separadamente e mantendo a sua posição. Não há protecção de país.
• Os três primeiros de cada um dos quatro grupos seguem em frente para a ronda de elite.

Caminho B
• As equipas classificadas entre 12º e 15º e algumas equipas classificadas entre 20º e 22º começam neste caminho e receberão a companhia dos nove apurados da fase preliminar.
• O vencedor de cada um dos quatro grupos (também disputados como mini-torneios num único local) apura-se para a ronda de elite.

Ronda de elite (28 de Novembro–3 de Dezembro)
• Os 16 clubes competirão em quatro grupos de quatro, sorteados a 2 de Novembro, sendo que a ordenação das equipas será conhecida antes do sorteio.
• Os quatro vencedores dos grupos seguirão em frente para a fase final.

Fase final
• A fase final é um evento a eliminar com quatro equipas e a disputar num único local, no primeiro fim-de-semana de Maio. O local e as datas exactas, incluindo o sorteio, ainda estão por confirmar.