UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

UEFA apresenta estratégia de sustentabilidade com foco nos direitos humanos e no ambiente

Media Releases

"Força através da Unidade" visa inspirar, activar e acelerar a acção colectiva para respeitar os direitos humanos e o meio ambiente no contexto do futebol europeu até 2030.

@UEFA

A UEFA anunciou o lançamento da sua inovadora Estratégia de Sustentabilidade do Futebol 2030 - "Força através da Unidade", um compromisso a longo prazo da UEFA.

Através da sua nova estratégia, que decorrerá até 2030, a UEFA pretende inspirar, activar e acelerar a acção colectiva para respeitar os direitos humanos e o ambiente no contexto do futebol europeu. No entanto, a UEFA não pode agir sozinha. "Força através da Unidade" é uma estratégia prática que visa mobilizar o ecossistema do futebol europeu em torno de uma abordagem comum por meio de metas claramente definidas e indicadores-chave de desempenho (KPIs), de forma a investir na prosperidade futura do futebol.

Estreita colaboração é essencial

Aleksander Čeferin, Presidente da UEFA

"Esta estratégia é intitulada 'Força através da Unidade' para significar que estas questões complexas só podem ser abordadas e resolvidas se trabalharmos em estreita colaboração com todas as nossas partes interessadas no futebol, concordarmos em uma agenda compartilhada, usarmos uma linguagem comum e adoptarmos uma abordagem consistente. Estou convencido que, se o futebol se unir e agregar sua força para impulsionar mudanças sustentáveis, será capaz de ter um impacto positivo forte e duradouro. Como UEFA, temos de dar o exemplo certo no sentido de uma mudança sustentável e inspirar e mobilizar outros a seguirem esse exemplo."

A estratégia foi desenvolvida ligando o futebol à sustentabilidade, alinhada com os princípios da UEFA e com as exigências das instituições globais e da sociedade civil. A UEFA reconheceu que a sustentabilidade requer um equilíbrio correcto entre acções e práticas socialmente responsáveis e amigas do ambiente para preservar a viabilidade do futebol a longo prazo.

Objectivos claros

"Força através da Unidade" é formulada à volta de 11 políticas
"Força através da Unidade" é formulada à volta de 11 políticas@UEFA

"Força através da Unidade" é formulada em torno de 11 políticas, cada uma apoiada por uma ambição, metas e KPIs para 2030, e será implementada em cinco áreas de acção: UEFA como uma organização interna, eventos da UEFA, membros da UEFA, o ecossistema do futebol e parceiros e a sociedade, que inclui grupos como patrocinadores, adeptos e instituições globais.

Cada política é descrita em detalhe e cada uma delas tem uma ambição e um plano claros para 2030, vinculando temas a metas e KPIs, com o entendimento de que estes irão evoluir para acompanhar o rápido mundo da sustentabilidade.

Michele Uva, director de futebol e de responsabilidade social da UEFA

"Este documento não é um destino final, mas o ponto de partida para operacionalizar a estratégia, uma tarefa difícil, mas fascinante que temos pela frente. Criaremos diretrizes e programas para apoiar as federações, ligas e clubes membros no desenvolvimento de suas próprias estratégias. Precisamos de trabalhar como uma equipa, com uma linguagem e abordagem comuns, para ampliar o impacto positivo do futebol e aproveitar ao máximo os nossos esforços colectivos. Criaremos uma comunidade de gestores especialistas em sustentabilidade para reunir as suas equipas. Medir e relatar será decisivo para demonstrar como o futebol está a usar a sua plataforma poderosa para melhorar a sustentabilidade".

"Força através da Unidade" concorda com estruturas e padrões internacionalmente reconhecidos, incluindo, entre outros, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Desporto da ONU para a Acção Climática, o Pacto Ecológico Europeu, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Negócios e Direitos Humanos, os Princípios do Pacto Global da ONU e a "Global Reporting Initiative".

A abordagem da UEFA deverá evoluir através de análises e avaliações periódicas do progresso. Isso pode levar à consolidação de algumas das políticas. Um método integrado e flexível é essencial para lidar com os direitos humanos e as considerações ambientais e equilibrar todos os aspectos da sustentabilidade. Uma revisão da eficácia e arquitetura da estratégia está prevista para 2025.

Esta jornada apresentará desafios no caminho. Para superá-los, o ecossistema do futebol europeu deve reconhecer a urgência de acção e colaborar em torno de uma agenda comum.

Força através da unidade!