UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

UEFA e CONMEBOL renovam e alargam Memorando de Entendimento

Os vencedores do UEFA EURO 2020 e da Copa América 2021 da CONMEBOL vão jogar a "Finalíssima" em Londres a 1 de Junho de 2022.

A Itália festeja a conquista do UEFA EURO 2020
A Itália festeja a conquista do UEFA EURO 2020 POOL/AFP via Getty Images

A UEFA e a CONMEBOL assinaram hoje um Memorando de Entendimento renovado e alargado com duração até 30 de Junho de 2028, na sequência do bem sucedido Memorando de Entendimento de Fevereiro de 2020.

Embora os termos do acordo original se mantenham, este Memorando de Entendimento renovado contém tambem disposições específicas relacionadas com a abertura de um escritório partilhado entre a UEFA a CONMEBOL em Londres e a potencial organização de vários eventos de futebol.

No primeiro desses eventos, a Itália, vencedora do UEFA EURO 2020, defrontará a Argentina, vencedora da Copa América 2021 da CONMEBOL, numa "Finalíssima" a realizar num estádio em Londres, a 1 de Junho de 2022.

O escritório partilhado em Londres será oficialmente inaugurado no início de 2022.

Aleksander Čeferin, Presidente da UEFA:

"Temos o prazer de consolidar o nosso excelente relacionamento com a CONMEBOL, e nosso forte desejo de actuar em conjunto para o desenvolvimento do futebol e os seus benefícios para a sociedade refletem-se ainda mais neste novo Memorando de Entendimento.

Existe uma longa tradição de cooperação entre a UEFA e a CONMEBOL, como se pode comprovar ao longo dos anos em competições como o Troféu Artemio Franchi e a Taça Intercontinental, e é com grande orgulho que estamos a relançar um troféu tão prestigiado de selecções nacionais para gáudio dos amantes do futebol em todo o Mundo.

Estamos ansiosos por explorar novas oportunidades juntos e aguardamos ansiosamente a Finalíssima em Londres em Junho de 2022.

Gostaria de agradecer a Alejandro Domínguez pelo seu envolvimento dedicado neste projecto e pelo excelente trabalho à frente do futebol sul-americano."

Alejandro Domínguez, Presidente da CONMEBOL:

"Estamos muito satisfeitos com os frutos que estamos a colher em conjunto com a UEFA, devido ao excelente relacionamento entre as nossas instituições. Ao assinar esta renovação e expansão do nosso Memorando de Entendimento, estamos a lançar as bases para que esta cooperação fluente cresça e se desenvolva ainda mais.

A final entre Argentina e Itália, no dia 1 de Junho de 2022, em Londres, terá a companhia de outros eventos desportivos de alto nível, conforme a tradição do futebol sul-americano e europeu. A abertura de nosso escritório conjunto irá permitir-nos enfrentar novos projetos com agilidade e vigor para o benefício de milhões de adeptos nos nossos continentes e no resto do Mundo.

Gostaria de agradecer aos membros do Conselho da CONMEBOL que apoiaram esta iniciativa com a maior determinação, e especialmente ao Presidente Aleksander Čeferin e a sua equipa de colaboradores, com quem partilhamos a mesma visão sobre a importância estratégica da nossa aliança."