UEFA Europa League Official Live football scores & stats
Get
UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Clubes espanhóis sobem ao segundo lugar

Os clubes espanhóis ascenderam ao segundo lugar do ranking de vencedores da Taça UEFA/UEFA Europa League, depois de o Atlético ter conquistado o sétimo troféu para o país.

O Atlético festeja o primeiro golo de Falcao em Bucareste
O Atlético festeja o primeiro golo de Falcao em Bucareste ©AFP/Getty Images

O triunfo do Club Atlético de Madrid na UEFA Europa League, em Bucareste, foi o sétimo de um clube da La Liga na competição, deixando a Espanha a dois da Itália, recordista, com nove.

Os clubes espanhóis desfrutaram de uma vaga de sucesso impressionante na Taça UEFA e UEFA Europa League desde o virar do século, com cinco vitórias nos últimos nove anos. Antes disso, a Espanha tinha registado apenas duas – graças ao Real Madrid CF, em meados dos anos 80 –, mas agora com sete, fugiu a Inglaterra e Alemanha, subindo ao segundo lugar do "ranking".

A equipa derrotada pelo Atlético em Bucareste, o Athletic Club, foi a primeira formação espanhola a disputar a final, em 1977, mas perdeu frente à Juventus, devido aos golos fora, depois de um resultado total de 2-2. Foram precisos mais oito anos até o troféu finalmente rumar a Espanha, com o Real a vencer o Videoton FCF, com um resultado total de 3-1, pondo fim a um jejum de 19 anos pela conquista de um título europeu. O Real regressou um ano depois e garantiu a permanência do troféu no Santiago Bernabéu, com uma vitória caseira por 5-1 frente ao 1. FC Köln, estabelecendo um resultado total de 5-3.

Dois anos depois, o RCD Espanyol parecia destinado a conquistar mais um troféu para a Espanha, depois de uma vitória por 3-0 frente ao Bayer 04 Leverkusen, na primeira mão, mas perdeu pelo mesmo resultado na Alemanha e sucumbiu no desempate por penalties, por 3-2. Tal assinalou o início de um período de seca para as equipas espanholas na Taça UEFA – e só em 2001 o torneio voltou a ter um finalista espanhol, o improvável Deportivo Alavés. O "outsider" basco defrontou o Liverpool FC, mas apesar de ter recuperado duas vezes de desvantagem, um golo de ouro, aos 116 minutos – do lateral Delfi Gelí, na própria baliza – resultou numa derrota por 5-4.

Em 2004, o Valencia CF finalmente tornou-se no segundo clube espanhol a ganhar a prova – 18 anos após o primeiro – com uma vitória sobre o Olympique de Marseille, por 2-0. Seguiu-se o Sevilla FC, em 2006, derrotando o Middlesbrough FC por 4-0 em Eindhoven, e os pupilos de Juande Ramos repetiram o feito um ano. Desta feita a vítima foi o Espanhol de Barcelona, na primeira final 100 por cento espanhola, em Hampden Park, com o clube andaluz a vencer por 3-1 nos penalties, depois de um empate a dois golos.

Tal como o quarto vencedor espanhol, o Atlético gravou o seu nome no troféu em 2010, quando bateu o Fulham FC por 2-1, em Hamburgo, na primeira final da rebaptizada UEFA Europa League. Agora, voltou a ganhar, juntando-se a Real e Sevilha, com duas vitórias cada.