Champions League Official Live football scores & Fantasy
Get
UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Real obrigado ao melhor ante CSKA feliz em Espanha

Tendo visto travada a série vitoriosa no terreno do CSKA, o Real Madrid procura responder frente a um adversário que saiu vencedor das últimas duas visitas a Espanha.

Retrospectiva: CSKA Moscovo - Real Madrid ©Getty Images

O Real Madrid CF venceu os seis jogos da fase de grupos e parecia a caminho de dar seguimento à série na primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League antes de ver o PFC CSKA Moskva marcar nos derradeiros instantes.

• Cristiano Ronaldo deu vantagem ao Real Madrid aos 28 minutos da partida em Moscovo, mas Pontus Wernbloom, na estreia oficial pelo CSKA, igualou no último remate do desafio e aumentou para seis o número de jogos dos russos sem perder ante adversários de Espanha, tanto em casa como fora.

• Nesta mesma fase da prova, há duas épocas, o CSKA encontrou outro emblema espanhol, o Sevilla FC, e ganhou fora por 2-1 graças a golos de Tomáš Necid e Keisuke Honda. Em Moscovo houve empate 1-1, com Mark González a apontar o golo que valeu a igualdade para o CSKA.

Retrospectiva
• Antes deste encontro entre as duas equipas em solo espanhol, o Real Madrid apenas perdeu um dos nove jogos realizados perante o seu público frente a adversários russos, ao sair derrotado, por 3-1, frente ao FC Spartak Moskva nos quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1990/91. Os "merengues" venceram sete das restantes oito partidas.

• A formação de José Mourinho apontou 13 golos nos três jogos ganhos e disputados em casa no Grupo D, tendo sofrido dois, e tornou-se na sexta equipa a ganhar os seis jogos da fase de grupos da UEFA Champions League.

• O Real Madrid somente não venceu uma das 21 eliminatórias anteriores nas competições da UEFA nas quais empataram fora na primeira mão; aconteceu em 1990/91, ante o Spartak, quando empataram 0-0 em terreno alheio.

• O conjunto de Madrid venceu, por isso, todas as nove eliminatórias em que alcançou um empate fora 1-1 na primeira mão, mais recentemente diante do Olympique Lyonnais nos oitavos-de-final da edição da época passada.

• O FC Internazionale Milano, cujo técnico era Mourinho, superiorizou-se nos quartos-de-final de 2009/10, rumo à conquista do troféu, ao vencer o CSKA em casa e fora por 1-0. Foi o máximo que o clube moscovita progrediu na competição.

• Antes do Sevilha, o CSKA apenas tinha defrontado dois adversários espanhóis, tendo batido o RC Deportivo La Coruña, por 3-0, em Moscovo, na fase de grupos da Taça UEFA de 2008/09. Um dos seus resultados mais memoráveis aconteceu na primeira visita a Espanha, na segunda eliminatória da UEFA Champions League de 1992/93, seis meses depois do FC Barcelona ter conquistado o troféu pela primeira vez, quando o CSKA venceu em Camp Nou por 3-2 e, no total, por 4-3.

• Vencedor da Taça UEFA de 2004/05, o CSKA carimbou um lugar nos oitavos-de-final graças aos resultados conseguidos fora de casa, em particular no triunfo por 2-1 no terreno do Inter, na sexta jornada, resultado que elevou o CSKA do último para o segundo posto do Grupo B. Os moscovitas recuperaram de uma desvantagem de dois golos ao empatar 2-2 no terreno do LOSC Lille Métropole, antes de um empate sem golos no reduto do Trabzonspor AŞ.

• Esses triunfos contra o Barcelona e o Sevilha foram as únicas ocasiões em que o CSKA empatou em casa na primeira mão de uma eliminatória da UEFA e chegou à fase seguinte; como tal, foi afastado nos outros três confrontos.

Ligações entre as equipas
• Igor Akinfeev, Sergei Ignashevich e Vasili Berezutski, do CSKA, jogaram pela Rússia no UEFA EURO 2008 frente a uma selecção espanhola onde alinharam Sergio Ramos, Xabi Alonso e Iker Casillas, do Real Madrid. As duas selecções encontraram-se por duas vezes na prova, com a Espanha a vencer por 4-1 no primeiro jogo da fase de grupos e por 3-0 nas meias-finais, antes de se sagrar campeã da Europa com um triunfo sobre a Alemanha, na final.

• Ronaldo e Ricardo Carvalho ajudaram Portugal a bater a Rússia por 2-0 no UEFA EURO 2004. Evgeni Aldonin jogou pela Rússia nesse encontro.

• Ronaldo bisou na vitória por 7-1 de Portugal sobre a Rússia, em Outubro de 2004, num jogo da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2006 disputado em Lisboa. Ricardo Carvalho, Ignashevich e Aldonin também jogaram nesse encontro. Os cinco foram titulares em Moscovo, em Setembro de 2005, num jogo que terminou empatado sem golos e no qual marcaram igualmente presença os irmãos Berezutski.

• Mourinho também defrontou o CSKA na fase de grupos da UEFA Champions League de 2004/05, na sua primeira temporada ao leme do Chelsea FC. Ricardo Carvalho alinhava na altura pela formação londrina, que venceu por 2-0 em casa e por 1-0 fora.

• Nos seis jogos disputados na Liga espanhola frente ao Real Madrid, Mark González alcançou apenas uma vitória, mas foi ele a apontar o golo decisivo que permitiu ao Real Betis Balompié dar a volta ao marcador e vencer, em casa, a turma madrilena por 2-1, em 2008. González também marcou ao Real Madrid com a camisola da Real Sociedad de Fútbol, num jogo que terminou empatado 1-1, no Santiago Bernabéu, em 2006.

• Kaká alinhou pelo Brasil num amigável frente à Rússia em Moscovo, em Março de 2006, que terminou com uma vitória dos visitantes por 1-0. Akinfeev, Ignashevich, Aldonin e os Berezutski actuaram pela selecção da casa nesse jogo.

Selected for you