Champions League Official Live football scores & Fantasy
Get
UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Nápoles atento às fraquezas do Chelsea

Nenhuma vitória nos últimos cinco jogos em casa na fase a eliminar da UEFA Champions League minaram as ambições do Chelsea, a ter de virar a derrota de 3-1 sofrida ante o Nápoles na primeira mão.

Retrospectiva: Nápoles - Chelsea ©Getty Images

O Chelsea FC ostenta um registo caseiro recente fraco nas fases a eliminar da UEFA Champions League e vai tentar reverter essa tendência quando defrontar o SSC Napoli na segunda mão dos oitavos-de-final.

• O clube de Londres perdeu por 3-1 em Nápoles a 21 de Fevereiro, apesar de ter ganho vantagem no encontro através de Juan Mata, aos 27 minutos, antes de Ezequiel Lavezzi (39, 65) e Edinson Cavani (45+2) operarem a reviravolta no marcador por parte dos italianos.

• Desde a primeira mão, o Chelsea dispensou os serviços do treinador André Villas-Boas, com o seu adjunto Roberto Di Matteo a assumir o comando da equipa até ao final da temporada.

Retrospectiva
• Antes da primeira mão as equipas nunca se tinham defrontado em jogos oficiais.

• O Chelsea, presente nos oitavos-de-final pela nona época consecutiva, não venceu qualquer um dos últimos cinco jogos caseiros na fase a eliminar da UEFA Champions League. A começar pelos quartos-de-final da época 2008/09, os resultados foram os seguintes: 4-4 com o Liverpool FC, 1-1 com o Barcelona (2008/09, meias-finais), 0-1 com o FC Internazionale Milano (2009/10, oitavos-de-final), 0-0 com o FC København (2010/11, oitavos-de-final) e 0-1 com Manchester United FC (2010/11, quartos-de-final).

• O desaire frente ao Inter foi a segunda derrota consecutiva do Chelsea em casa frente a adversários italianos; também perdeu com a S.S. Lazio na segunda fase de grupos da edição 1999/2000 da UEFA Champions League. Nos outros cinco embates, ganhou quatro e empatou um.

• Em jogos a eliminar frente a equipas da Serie A, o Chelsea soma dois triunfos em três tentativas. Afastou a Juventus nesta fase da época 2008/09, e o Vicenza Calcio nas meias-finais da edição 1997/98 da Taça dos Vencedores das Taças, a caminho de erguer o troféu pela segunda vez no seu historial.

• O Chelsea venceu seis das dez eliminatórias das competições da UEFA em que se viu obrigado a virar a contenda Stamford Bridge após derrota na primeira mão; o mais recente desaire aconteceu nos oitavos-de-final da UEFA Champions League de 2009/10, frente ao Inter (1-2 fora, 0-1 em casa). Os “blues” falharam as três tentativas de dar a volta após perderem fora por dois golos de diferença na primeira mão e, na única vez em que saíram derrotados por 3-1 em terreno alheio, o AS Monaco FC empatou 2-2 em Londres nas meias-finais da UEFA Champions League de 2003/04 e seguiu em frente.

• Este é apenas o terceiro jogo fora do Nápoles frente a equipas inglesas, e todos eles aconteceram no espaço de 17 meses. Perdeu por 3-1 com o Liverpool FC na fase de grupos da edição 2010/11 da UEFA Europa League.

• O jogo no terreno do Manchester City FC, a 14 de Setembro, terminou com empate 1-1 e foi fulcral para a equipa de Walter Mazzarri manter a vantagem sobre a formação de Inglaterra no grupo. Edinson Cavani colocou os napolitanos em vantagem e bisou quando a equipa transalpina venceu por 2-1 em casa, na segunda volta.

• Nas outras deslocações no Grupo A, o Nápoles venceu por 2-0 frente ao Villarreal CF para garantir o segundo lugar, atrás do FC Bayern München, depois de perder por 3-2 em Munique.

• O Chelsea venceu o seu grupo pela quinta vez em seis épocas, contando por vitórias os três jogos, onde marcou dez golos e não sofreu nenhum.

• O Nápoles perdeu quatro das 13 eliminatórias das provas de clubes da UEFA em que ganhou a primeira mão em casa e também venceu nas quatro vezes em que ganhou o primeiro encontro por dois golos de diferença na primeira mão – todos pelo resultado de 2-0 –, mais recentemente ante o Skonto FC, na primeira eliminatória da Taça UEFA de 1994/95 (2-0 em casa, 1-0 fora).

Ligações entre as equipas
• Di Matteo marcou o único golo da vitória da S.S. Lazio frente ao Nápoles, em partida da Serie A disputada em Maio de 1996.

• Andrea Dossena e Fernando Torres foram colegas de equipa no Liverpool entre 2008 e 2010.

• Salomon Kalou marcou o golo do Chelsea na derrota por 2-1 frente ao Inter de Goran Pandev, fora, na primeira mão dos oitavos-de-final da época 2009/10. Os "nerazzurri" acabaram por seguir em frente, com um resultado total de 3-1.

• Frank Lampard marcou de penalty em Wembley, com a Inglaterra a empatar 2-2 frente a uma selecção suíça que incluía Gökhan Inler e Blerim Dzemaili, em jogo de qualificação para o UEFA EURO 2012, a 4 de Junho de 2011. John Terry e Ashley Cole também alinharam na equipa da casa.

• Marek Hamšík marcou de penalty, aos 73 minutos, frente a Petr Čech, com a Eslováquia a alcançar um empate caseiro a dois golos frente à República Checa, em jogo de apuramento para o Campeonato do Mundo, em Setembro de 2009.

• Inler capitaneou a selecção suíça que bateu a Espanha por 1-0 no jogo inaugural da fase de grupos do Mundial de 2010, em Durban. Torres foi suplente utilizado na segunda parte, enquanto Juan Mata não saiu do banco de suplentes.

• Inler capitaneou a selecção da Suíça na vitória de 1-0 sobre a Espanha, no jogo de abertura de ambas as equipas no Campeonato do Mundo de 2010, em Durban. Torres jogou na segunda parte, enquantoMata não saiu do banco de suplentes.

• Inler também representou a Suíça quando esta venceu Portugal por 2-0 no UEFA EURO 2008, em Basileia. Paulo Ferreira e Raul Meireles estiveram do lado oposto, enquanto José Bosingwa foi suplente não utilizado.

• No jogo de abertura do torneio na Áustria e na Suíça, Inler enfrentou Čech, cuja selecção checa perdeu por 1-0 com a co-anfitriã, em Basileia.

Selected for you