Confrontos de irmãos na UEFA: Irmãos Hernández juntam-se à lista
Wednesday, October 25, 2023
Article summary
Esta época, houve laços familiares em confronto tanto na Champions League como na Europa League: o UEFA.com recorda duplas de irmãos que levaram a rivalidade a outro nível.
Article top media content
Article body
Os defesas franceses Lucas e Théo Hernández viveram uma nova experiência na Jornada 3 da UEFA Champions League 2023/24, ao jogarem pela primeira vez em equipas opostas, com o Paris Saint-Germain de Lucas a defrontar por duas vezes o Milan do seu irmão mais novo.
Os dois defrontaram-se apenas três semanas depois de outro confronto familiar na Jornada 2 da UEFA Europa League, quando Alexis Mac Allister, contratado pelo Liverpool no Verão, enfrentou o irmão Kevin, do Union Saint-Gilloise, em Anfield.
O UEFA.com recorda os irmãos que levaram a rivalidade fraternal para o relvado em jogos das competições europeias.
Lucas e Théo Hernández
Paris 3-0 Milan
25/10/23, fase de grupos da UEFA Champions League
AC Milan 2-1 Paris
07/10/23, fase de grupos da UEFA Champions League
Os irmãos Hernández não são estranhos ao convívio em campo, já que passaram juntos pelas camadas jovens do Rayo Majadahonda e do Atlético de Madrid e, desde 2021, são companheiros de selecção na França. No entanto, nunca se tinham defrontado como adversários, até que a equipa de Théo, do Milan, viajou até ao Parc des Princes para defrontar o Paris, do seu irmão mais velho, Lucas.
"Fico sempre stressado quando os vejo jogar pela França", disse a mãe ao L'Équipe antes da partida ganha por Lucas a Théo. "Como sempre, só espero que nenhum deles se magoe."
Alexis e Kevin Mac Allister
Liverpool 2-0 Union SG
05/10/23, fase de grupos da UEFA Europa League
Antes deste duelo, a mensagem de Kevin para Alexis foi curta: "Vemo-nos em breve, mano". A dupla cumprimentou-se de forma divertida, com o primeiro, que foi titular, a questionar "Tens frio?", devido à forma díspar como ambos estavam vestidos. No entanto, no final os visitantes não conseguiram gelar o Liverpool, que venceu por 2-0, com o campeão mundial a entrar ao intervalo.
Paul e Florentin Pogba
Man United 3-0 St-Étienne
16/02/17, 16 avos-de-final da UEFA Europa League
St-Étienne 0-1 Man United
22/02/17, 16 avos-de-final da UEFA Europa League
Quando o sorteio ditou este encontro, foi o cumprir de um sonho para Florentin, ainda que não na totalidade. "Quando éramos miúdos sonhávamos vir a jogar os três juntos a nível profissional", disse, lamentando apenas que o seu irmão gémeo Mathias não estivesse presente. Em relação aos jogos propriamente ditos, as palavras meigas terminaram aí, dizendo: "Se tiver de o travar em falta, não hesitarei". Paul Pogba não foi decisivo na eliminatória mas a sua equipa acabou por seguir em frente no torneio.
Taulant e Granit Xhaka
Albânia 0-1 Suíça
01/11/16, fase de grupos do UEFA EURO 2020
Arsenal 2-0 Basileia
06/12/2016, fase de grupos da UEFA Champions League
Basileia 1-4 Arsenal
06/12/2016, fase de grupos da UEFA Champions League
O encontro entre os irmãos Xhaka foi o primeiro a nível de selecções e teve um dado interessante. "Fizemos uma aposta [sobre o resultado do jogo]", revelou Granit, que escolheu representar o país de nascimento, enquanto Taulant escolheu a pátria dos pais.
Łukasz e Adrian Cieślewicz
B36 Tórshavn 1-2 The New Saints
01/07/2015, primeira pré-eliminatória da UEFA Champions League
The New Saints 4-1 B36 Tórshavn
07/07/2015, primeira pré-eliminatória da UEFA Champions League
"A nossa mãe já disse que não vai ver o jogo por estar indecisa sobre quem apoiar", revelou Łukasz Cieślewicz sobre o confronto Adrian, na edição anterior da UEFA Europa League.
Thiago Alcántara e Rafinha
23/04/2013, meias-finais da UEFA Champions League
Barcelona 0-3 Bayern
01/05/2013, meias-finais da UEFA Champions League
Barcelona 3-0 Bayern
06/05/2015, meias-finais da UEFA Champions League
Bayern 3-2 Barcelona
12/05/2015, meias-finais da UEFA Champions League
Em crianças, Thiago com cinco anos e Rafinha com três já mantinham duelos intensos, conforme provam imagens de vídeo na altura em que o pai Mazinho, campeão mundial pelo Brasil em 1994, jogava no Valência. Os irmãos apenas se enfrentaram uma vez, quando Rafinha entrou aos 87 minutos para medir orças contra Thiago na vitória do Barcelona, por 3-0, num jogo em que houve outro Rafinha em campo. E depois no jogo de volta não saiu do banco .
David e Philipp Degen
Young Boys 4-2 Estugarda
01/12/2010, fase de grupos da UEFA Europa League
Os Degen são os únicos irmãos gémeos que se defrontaram nas competições de clubes da UEFA, cruzando-se após passagens pelo estrangeiro, com Liverpool e Mönchengladbach, respectivamente.
Gabriel e Diego Milito
Barcelona 1-0 Inter
28/04/2010, segunda mão das meias-finais da UEFA Champions League
Gabriel, do Barcelona, defrontou o irmão Diego no grande palco europeu da UEFA Champions League, mas os seus duelos mais intensos aconteceram na Argentina, como um célebre dérbi de Buenos Aires. "O árbitro teve de nos afastar pois estávamos a ofender-nos mutuamente. Parecíamos crianças a discutir", confessou Diego.
John Arne e Bjørn Helge Riise
Fulham 1-1 Roma
22/10/2009, fase de grupos da UEFA Europa League
Roma 2-1 Fulham
05/11/2009, fase de grupos da UEFA Europa League
O duelo entre os manos Riise não podia ter sido mais directo, já que John Arne era lateral-esquerdo e Bjørn Helge médio-direito. Neste duelo, honras repartidas, já que a Roma de John Arne ganhou um jogo e o Fulham de Bjørn Helge venceu a eliminatória.
Ronald e Erwin Koeman
Mechelen 3-0 PSV Eindhoven
01/02/1989, Supertaça Europeia da UEFA
PSV Eindhoven 1-0 Mechelen
08/02/1989, Supertaça Europeia da UEFA
Campeões europeus de selecções em 1988, Erwin e Ronald Koeman enfrentaram-se na Supertaça Europeia da UEFA desse ano, com Mechelen e PSV, respectivamente. Mas em campo, os laços familiares ficavam de parte. "Se fosse preciso derrubava-o", disse Ronald, com Erwin a contrapor: "Talvez seja mais bruto por se tratar do meu irmão. Não quero que ele me vença."