Champions League Official Live football scores & Fantasy
Get
UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Fase de grupos complicada dá confiança ao Dortmund

Jürgen Klopp disse ao UEFA.com que a forma como o Dortmund jogou na fase de grupos foi "surpreendente" e deu a confiança necessária para acreditar que podiam chegar longe esta época.

Fase de grupos complicada dá confiança ao Dortmund
Fase de grupos complicada dá confiança ao Dortmund ©UEFA.com

Se o Borussia Dortmund conquistar a UEFA Champions League em Wembley, no sábado, tal será o culminar de um percurso bem complicado.

Os então campeões alemães em título começaram por ultrapassar um grupo composto por outros três campeões nacionais da anterior temporada - AFC Ajax, Manchester City FC e Real Madrid CF. A formação espanhola voltaria, depois, a cruzar-se no caminho da turma germânica, numa emocionante meia-final, marcada pelos quatro golos assinados por Robert Lewandowski na partida da primeira mão. E esse foi só um dos momentos de grande emoção vividos pelo Dortmund na fase a eliminar.

Mas, apesar de todas essas emoções, com golos ao cair do pano frente a FC Shakhtar Donetsk e Málaga CF, nos oitavos-de-final e nos quartos-de-final, respectivamente, para não falar no suster da recuperação do Real Madrid no Santiago Bernabéu há um mês, o treinador Jürgen Klopp identifica um empate 1-1 na segunda jornada da fase de grupos como o momento em que começou a sentir que o Dortmund poderia alcançar algo de memorável esta temporada.

"A melhor sensação que tivemos até agora foi quando garantimos a passagem para a fase a eliminar, porque foi muito especial a forma como o conseguimos", explicou o técnico alemão ao UEFA.com. "A maneira como a equipa jogou na fase de grupos foi bastante surpreendente e esse jogo no terreno do Manchester City ajudou-nos a abrir os olhos. Mostrou que tínhamos capacidade para jogar de igual para igual com as equipas mais fortes da Europa e, num dia bom, derrotá-las."

Entre o Dortmund e o segundo título de campeão europeu do clube está o finalista vencido da última edição da prova, o FC Bayern München. A formação bávara pode até ter terminado a presente época com 25 pontos de avanço sobre os anteriores campeões na Bundesliga e vencido dois dos quatro embates desta época entre as duas equipas, mas Klopp não se deixa afectar por isso. Vai, garante, abordar o maior encontro da história do clube desde o triunfo na final de 1997 como aborda qualquer outro jogo.

"Nunca jogámos de forma a adaptarmo-nos ao nosso adversário, nem o Bayern o faz, por isso por que razão o iríamos fazer agora? Porque é uma final? O segredo é tratar este encontro como um jogo normal, mas executá-lo de uma forma especial. É isso que vamos procurar fazer. E isso será decisivo."

Para ouvir estas e outras palavras do treinador do Dortmund, clique no leitor vídeo acima.

Selected for you