UEFA.com works better on other browsers
For the best possible experience, we recommend using Chrome, Firefox or Microsoft Edge.

Man City: Conheça o vencedor da Champions League

Percurso, análise, como joga, jogadores-chave e mais: saiba tudo sobre o vencedor da UEFA Champions League.

O Manchester City completou uma famosa tripla de troféus ao vencer pela primeira vez a UEFA Champions League.

Man City (ENG)

Ranking UEFA: 1
Esta época: V8 E5 D0 GM32 GS5
Grupo G: Vencedor
Oitavos-de-final: V 8-1 no total frente ao Leipzig
Quartos-de-final: V 4-1 no total frente ao Bayern
Meias-finais: V 5-1 no total frente ao Real Madrid
Final
: V1-0 frente ao Inter

Histórico
Última final
: 2021 (D 0-1 frente ao Chelsea)
Época passada
: Meias-finais (D 5-6 no total frente ao Real Madrid)
Melhor: Finalista vencido (2020/21)

A campanha até agora
O City não precisou de muito tempo para assegurar um lugar na fase a eliminar pela décima temporada consecutiva, mas nem tudo foi tranquilo para a equipa repleta de estrelas de Pep Guardiola. Foi necessário uma vitória espetacular golo do prodígio Erling Haaland para uma reviravolta frente ao Dortmund em setembro, antes de ter e alinhar mais de uma hora com dez jogadores num empate sem golos em Copenhaga.

Depois, nos oitavos-de-final, Haaland começou por ter uma exibição discreta na primeira mão para se reencontrar com os golos de forma sensacional na segunda mão, ao facturar cinco vezes. O norueguês marcou mais dois na categórica eliminação do Bayern, nos quartos-de-final. As despesas goleadoras ficaram a cargo de outros jogadores nas meias-finais, com o City a ser ainda mais impressionante ao eliminar o campeão Real Madrid, com um total de 5-1.

Veja o míssil de De Bruyne pelo Man City

Porque conseguiu ganhar
O City tem à sua disposição um dos treinadores mais inteligentes da actualidade, uma profundidade fenomenal no plantel e um dos melhores avançados de sua geração. Porque não pensar em erguer o troféu em Istambul, em Junho? Claro que numa competição onde os pequenos detalhes são muitas vezes são decisivas não há garantias, mas a equipa de Guardiola não teme ninguém. Com a sorte do seu lado, pode mesmo acabar por conquistar UEFA Champions League pela primeira vez.

Como jogou o Man City
O papel de John Stones como parte de um pivot duplo quando a equipa tem a bola – o que acontece grande parte do tempo –, permitiu ao City exercer níveis ainda maiores de controlo. Empurrando os adversários para o seu próprio meio-campo com uma linha defensiva alta, o City circula a bola com facilidade até que a pressão intensa dá frutos. Ao contrário da temporada passada, quando Guardiola utilizava frequentemente um "falso nove", os Cityzens têm agora um dos melhores goleadores da actualidade ao seu serviço para finalizar a torrente de jogo ofensivo que criam.

Pep Guardiola no relvado após a final da UEFA Champions League
Pep Guardiola no relvado após a final da UEFA Champions LeagueUEFA via Getty Images

Treinador: Josep Guardiola
O espanhol de 52 anos é um dos treinadores mais condecorados do futebol e venceu esta competição duas vezes com o Barcelona, mas está desesperado para colocar um ponto final no jejum de 12 anos pelo terceiro título. Vencedor de três campeonatos por Barcelona e Bayern, somou o quarto troféu da Premier League pelo City em 2021/22.

Jogador-chave: Kevin De Bruyne
Haaland talvez fosse a escolha mais óbvia, face aos 51 golos que já leva esta época, mas De Bruyne continua a ser o centro de todo o jogo do City, contribuindo com constantes assistências para o prodigioso avançado norueguês e restantes colegas. O médio de 31 anos marcou 28 golos em todas as competições esta temporada – a maior marca numa única campanha pelo clube. O belga também tem o hábito de marcar presença nas grandes ocasiões, com 11 de seus 14 golos na Champions League pelo City a terem acontecido na fase a eliminar.

Sabia que?
Com 22 anos e 236 dias e apenas 25 jogos, Haaland é o jogador mais jovem e mais rápido a chegar aos 30 golos na Champions League.

Erling Haaland: Todos os golos na Champions League esta época

Faça uma doação para ajudar as comunidades afectadas pelos recentes terremotos na Turquia e na Síria.