Jornada 5 da Champions League: Antevisão de cada jogo de quarta-feira
Tuesday, November 28, 2023
Article summary
Saiba o essencial sobre os oito jogos em falta na Jornada 5 da UEFA Champions League de 2023/24.
Article top media content
Article body
A fase de grupos da UEFA Champions League de 2023/24 está a chegar ao fim. Confira as partidas do segundo dia da Jornada 5.
Quarta-feira, 29 de Novembro
Galatasaray - Man United (18h45)
"Vamos receber o Manchester United e precisamos muito dos nossos adeptos. Com o seu apoio queremos vencer os dois jogos que faltam e alcançar os oitavos-de-final", disse Fernando Muslera, guarda-redes do Galatasaray, após a derrota por 2-1 em casa do Bayern. O Manchester United, agora no último lugar do grupo, mas a apenas um ponto do segundo classificado, não se livrou da influência do público na derrota por 4-3 em Copenhaga, segundo Rasmus Højlund. Assim, os Red Devils vão tentar não cometer o mesmo erro duas vezes. "Desconcentrámo-nos um pouco e isso deu muita confiança ao adversário", disse o avançado. "Sei como o público pode ajudar o Copenhaga em casa e isso deu-lhes um grande impulso."
Sabia que?
Højlund tornou-se no sétimo jogador a marcar cinco ou mais golos nos primeiros quatro jogos da Champions League, da fase de grupos até à final.
Sevilha - PSV Eindhoven (18h45)
Diego Alonso, técnico do Sevilha, elogiou os jovens laterais Juanlu e Kike Salas apesar da derrota frente ao Arsenal. "Eles ganharam experiência e jogaram num grande palco e certamente isso irá ajudá-los a crescer", disse. "A confiança que se adquire quando se é um jovem jogador vem de disputar jogos importantes, de ser colocado em situações adversas". Agora a situação da formação espanhola é certamente precária, ocupando o último lugar após a vitória do PSV na recepção ao Lens. "Nós os dois, juntamente com o Sevilha, vamos lutar pelo segundo e terceiro lugares", disse Peter Bosz, treinador do PSV. "O Arsenal está num nível diferente. A luta entre as outras três equipas será bastante interessante."
Sabia que?
O PSV perdeu apenas um dos últimos nove jogos europeus (V5 E3).
Bayern - Copenhaga (20h00)
O Bayern está em excelente posição para alcançar os oitavos-de-final como vencedor do grupo, bem como a dois jogos de completar a terceira campanha consecutiva com um pleno de vitórias na fase de grupos. "É um feito incrível", disse o treinador Thomas Tuchel após bater o Galatasaray na Jornada 4. "Somámos 12 pontos e estamos no topo do grupo. Isto é muito importante porque era o nosso objectivo". O Copenhaga finalmente conquistou a vitória que o técnico Jacob Neestrup sentiu que a equipa merecia, derrotando o Manchester United na última jornada, e isso deu-lhe mais alento para continuar a depender apenas de si. "Disputámos quatro jogos e em três deles fizemos três exibições muito boas, mas infelizmente isso só nos rendeu um ponto."
Sabia que?
O Bayern venceu 28 e empatou um dos últimos 29 jogos caseiros na fase de grupos da Champions League.
Arsenal - Lens (20h00)
Após a vitória contra o Sevilha, o médio Declan Rice explicou por que razão o Arsenal impressionou e o que o Lens pode esperar quando viajar até Londres para este jogo. "Com muita energia, desde o início e a todo o gás", revelou. "Não os deixámos respirar. Acho que tiveram apenas um remate em todo o jogo. No geral, fizemos uma exibição muito boa, especialmente com eles a jogar atrás e com uma defesa a cinco, que é sempre difícil de ultrapassar." O Lens encontrou as respostas no encontro de volta, mas as suas esperanças de apuramento estão agora em jogo, uma vez que estão empatados em pontos com o PSV, segundo classificado. "Somos o Lens, temos experiência na Champions League", considerou o treinador Franck Haise. "Ainda temos mais dois jogos pela frente e sabemos o que precisamos de fazer. Sabemos como lidar com a pressão."
Sabia que?
O Arsenal marcou dois ou mais golos em cada um dos últimos 12 jogos em casa na fase de grupos da Champions League.
Real Madrid - Nápoles (20h00)
Os Merengues já estão apurados para os oitavos-de-final, pelo que há hipótese de voltar a mexerem a mexer na equipa para os dois últimos jogos. Carlo Ancelotti fez o mesmo no triunfo da Jornada 3 contra o Braga e elogiou Brahim Díaz por ter aproveitado a oportunidade para impressionar. "O Brahim teve uma boa noite e talvez merecesse ficar mais tempo em campo", admitiu o treinador do Real Madrid. "Marcou um golo, teve outro anulado e fez um excelente trabalho defensivo. Essa é a nossa força: todos os jogadores do plantel contribuem com algo." O Nápoles mudou de treinadou após o empate 1-1 com o Union Berlim na Jornada 4, com Rudi Garcia a ser substituído por Walter Mazzarri, treinador de 62 anos que venceu a Taça de Itália durante a sua anterior passagem pelos Partenopei, entre 2009 e 2013.
Sabia que?
O Nápoles perdeu apenas dois dos últimos 16 jogos da fase de grupos da Champions League (V10 E4).
Braga - Union Berlim (20h00)
O Braga está a quatro pontos do segundo classificado, o Nápoles, mas o experiente defesa José Fonte não perde a esperança de chegar aos oitavos-de-final. "Estar na Champions League já é um feito", revelou. "Estamos a crescer, mas ainda temos algo a dizer neste grupo. Temos um jogo em casa que precisamos de ganhar e depois lutar pela melhor posição com o Nápoles." O Union quebrou uma série de 12 derrotas consecutivas ao empatar com o Nápoles na quarta jornada, mas rescindiu com o treinador Urs Fischer a 15 de Novembro, com o clube no último lugar do campeonato. O jogo diante do Braga será o primeiro do Union sob o comando técnico de Nenad Bjelica, que anteriorimente orientou o Áustria Viena e o Dínamo Zagreb na Champions League.
Sabia que?
O Union Berlim apenas por uma vez marcou mais do que um golo nos 13 jogos anteriores disputados fora da Alemanha nas competições europeias de clubes .
Benfica - Inter (20h00)
Casper Tengstedt resumiu a situação do Benfica após a quarta derrota na fase de grupos, frente à Real Sociedad, na jornada anterior: "Não está como queríamos, porque queríamos passar à fase a eliminar, mas isso já não é possível", disse o avançado dinamarquês. "Temos de dar tudo para chegar à Europa League". O Inter está no outro extremo do espectro, tendo garantido o seu lugar nos oitavos-de-final com dez pontos em quatro jogos e o defesa Alessandro Bastoni, que irá falhar a partida por lesão, acredita que as exibições da equipa na época passada deram o tom para a presente temporada. "A final em Istambul ensinou-nos muito", afirmou. "Sabemos que, se permanecermos unidos e compactos, podemos competir com qualquer equipa. Os jogadores mais velhos fizeram os novos entender o que significa jogar pelo Inter. Estamos mais maduros."
Sabia que?
A derrota na final da época passada é a única do Inter nos últimos 11 jogos da Champions League (V7 E3).
Real Sociedad - Salzburgo (20h00)
A equipa da casa vai lutar com o Inter pelo primeiro lugar do grupo, após também ter garantido uma vaga nos oitavos-de-final na quarta jornada, e o médio Mikel Merino diz que o Salzburgo pode esperar o mesmo vigor e atitude implacável que a Real Sociedad mostrou frente ao Benfica. "Mais do mesmo!", disse. "Uma equipa que quer vencer todos os jogos, todas as bolas, todas as batalhas. Essa é a nossa atitude e a forma como abordamos cada jogo com a atitude certa. Estamos confiantes nas nossas qualidade e capacidades". Com apenas o terceiro lugar disponível, o Salzburgo teve de reavaliar os seus objectivos. "Chegar à Europa League é agora o nosso objectivo", afirmou o médio Mads Bidstrup. "Ainda podemos fazer algo muito bom nos últimos dois jogos, especialmente com o apoio dos nossos adeptos".
Sabia que?
A Real Sociedad venceu três jogos consecutivas na fase de grupos da Champions League pela primeira vez. Antes disso, esteve 11 jogos sem vencer na competição.